Clair Obscur : Expedition 33 - O RPG indie que nasceu do tédio e virou sonho.
Um ex-dev da Ubisoft largou tudo, juntou uma galera pelo Reddit e criou um jogo com alma e nostalgia.

Clair Obscur: Expedition 33 promete ser um dos grandes destaques do início de 2025 no mundo dos games — e tudo começou com um cara entediado no trabalho.
Guillaume Broche, ex-dev da Ubisoft, já não sentia mais tesão nas franquias da empresa e decidiu que era hora de fazer algo que realmente o empolgasse. Ele cresceu jogando Final Fantasy e, movido pela nostalgia e vontade de criar algo com alma, resolveu botar a mão na massa e fazer o próprio RPG dos sonhos.
Foi aí que nasceu Expedition 33, um projeto totalmente indie que começou de forma bem roots: com o Broche mandando mensagens no Reddit e em fóruns, procurando gente talentosa que topasse embarcar nessa jornada com ele.
Durante a pandemia, no meio do isolamento social, ele cruzou digitalmente com Jennifer Svedberg-Yen, lá do outro lado do planeta, na Austrália. Inicialmente, ela foi chamada só pra dar voz a uma personagem da demo. Mas a conexão criativa foi tão boa que Jennifer acabou assumindo o posto de roteirista principal do game.
O mesmo aconteceu com Lorien Testard, que compôs a trilha sonora do jogo. Ele nunca tinha nem pisado num estúdio profissional, mas foi descoberto da mesma forma — na base da troca de ideias online, buscando gente que tivesse a mesma vibe.
Broche diz que o caos da COVID acabou ajudando, porque muita gente estava trancada em casa procurando alguma forma de criar, se expressar e fazer parte de algo especial. E, com um pouco de sorte e muita paixão em comum, esse time foi se formando de canto a canto do mundo.